Poesias

Como anda seu tempo?

Snoopy
Fonte: https://www.facebook.com/Snoopy

Este é o meu segundo ano letivo como professora e tenho o hábito de preparar algo especial para levar no primeiro dia de aula. Ano passado fizemos uma escrita compartilhada e os alunos tinham que colocar seu próprio nome na história e eu leria para a sala, a pessoa mencionada teria que fazer algum gesto para identificarmos quem era. Apesar de termos muitas risadas, o resultado não foi muito bom, já que o pessoal estava com vergonha de se apresentar e muitos não queriam escrever. 

Refleti muito que atividade eu poderia aplicar este ano. Como tenho turmas de 2º e 3º do Ensino Médio, provavelmente a maioria já se conhecia e as salas do 2º já me conheciam. Tinha que ser uma atividade de interação, li várias sugestões de dinâmicas, mas nenhuma me agradou, já estava desistindo quando encontrei o poema “O tempo” do Mário Quintana

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Mário Quintana

Achei o poema lindo e perfeito para a ocasião, se encaixava perfeitamente para o início do ano letivo. 

Nós, paulistas, temos muita preocupação com o tempo, passamos o tempo todo olhando no relógio. O que mais escuto durante as aulas: Que horas são? Já é a hora do intervalo? Quantos minutos faltam para sua aula acabar? Já deu a hora de ir embora? Já podemos ir? Todas essas perguntas no ambiente escolar, fora dele temos preocupação com o horário para entrar e sair de determinado lugar, horário do café da manhã/almoço/janta, até mesmo o horário do ônibus passar. Aqui em São Paulo nossas horas do dia são cronometradas, temos horário para tudo e muitas vezes esquecemos do mais importante: tirar um tempo para ficarmos com as pessoas que amamos e para fazermos algo que gostamos.

Eu sou assim, passo a maior parte dos meus dias trabalhando, seja na escola ou em casa preparando aula, corrigindo atividades, muitas vezes esqueço que é essencial tirar um tempo para mim.

Qual a desculpa mais comum entre os adultos por não ter feito algo: não tive tempo!

Temos que refletir sobre o nosso tempo, assim como o poema diz, tudo passa muito rápido e quando vemos já é natal! E o que o fizemos durante o ano? Corremos de um lado para o outro, sem darmos importância para as pequenas coisas que fazem diferença em nossas vidas.

Vamos tornar este 2016 melhor que 2015! Vamos tornar o nosso ambiente escolar em algo prazeroso e inesquecível, afinal somos nós que trilhamos os caminhos da nossa vida, nós que a tornamos especial!

Que tenhamos um ótimo ano letivo! Não vamos desperdiçar nosso tempo para no futuro nos arrependermos de algo que poderíamos ter feito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s