Poesias

Como anda seu tempo?

Snoopy
Fonte: https://www.facebook.com/Snoopy

Este é o meu segundo ano letivo como professora e tenho o hábito de preparar algo especial para levar no primeiro dia de aula. Ano passado fizemos uma escrita compartilhada e os alunos tinham que colocar seu próprio nome na história e eu leria para a sala, a pessoa mencionada teria que fazer algum gesto para identificarmos quem era. Apesar de termos muitas risadas, o resultado não foi muito bom, já que o pessoal estava com vergonha de se apresentar e muitos não queriam escrever. 

Refleti muito que atividade eu poderia aplicar este ano. Como tenho turmas de 2º e 3º do Ensino Médio, provavelmente a maioria já se conhecia e as salas do 2º já me conheciam. Tinha que ser uma atividade de interação, li várias sugestões de dinâmicas, mas nenhuma me agradou, já estava desistindo quando encontrei o poema “O tempo” do Mário Quintana

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Mário Quintana

Achei o poema lindo e perfeito para a ocasião, se encaixava perfeitamente para o início do ano letivo. 

Nós, paulistas, temos muita preocupação com o tempo, passamos o tempo todo olhando no relógio. O que mais escuto durante as aulas: Que horas são? Já é a hora do intervalo? Quantos minutos faltam para sua aula acabar? Já deu a hora de ir embora? Já podemos ir? Todas essas perguntas no ambiente escolar, fora dele temos preocupação com o horário para entrar e sair de determinado lugar, horário do café da manhã/almoço/janta, até mesmo o horário do ônibus passar. Aqui em São Paulo nossas horas do dia são cronometradas, temos horário para tudo e muitas vezes esquecemos do mais importante: tirar um tempo para ficarmos com as pessoas que amamos e para fazermos algo que gostamos.

Eu sou assim, passo a maior parte dos meus dias trabalhando, seja na escola ou em casa preparando aula, corrigindo atividades, muitas vezes esqueço que é essencial tirar um tempo para mim.

Qual a desculpa mais comum entre os adultos por não ter feito algo: não tive tempo!

Temos que refletir sobre o nosso tempo, assim como o poema diz, tudo passa muito rápido e quando vemos já é natal! E o que o fizemos durante o ano? Corremos de um lado para o outro, sem darmos importância para as pequenas coisas que fazem diferença em nossas vidas.

Vamos tornar este 2016 melhor que 2015! Vamos tornar o nosso ambiente escolar em algo prazeroso e inesquecível, afinal somos nós que trilhamos os caminhos da nossa vida, nós que a tornamos especial!

Que tenhamos um ótimo ano letivo! Não vamos desperdiçar nosso tempo para no futuro nos arrependermos de algo que poderíamos ter feito.

Deixe um comentário

