2º E.M. · Livros

Diário de leitura

Este ano iremos ter o nosso Diário de leitura com as obras que leremos no decorrer do ano, um livro por bimestre. Lembram? O livro do 1º bimestre é Iracema, do José de Alencar e já tem data marcada para entrega: 29/3: 2ºE e 31/3: 2ºF.

Mas afinal de contas, o que é um Diário de leitura? É o seu diário com as anotações sobre a história lida: os sentimentos e emoções, os relatos sobre os acontecimentos, as surpresas, as decepções, tudo que quiser escrever. Quem leu o post O segredo da trilha sonora, eu comentei que todas as minhas leituras tem uma playlist. Que tal montar a sua para cada obra? A música faz parte das nossas vidas e torna os nossos momentos mais especiais, por que não transformar a leitura de uma obra clássica em algo prazeroso? Faça o teste e conte como foi a sua experiência.

Para começar o Diário de Leitura, escolha um caderno para customizar a capa. Utilize a criatividade, pode usar revistas para fazer colagem, desenhar, grafitar, colar fotos… A capa tem que ter a sua cara, pois é o SEU Diário de leitura.

No YouTube tem vários vídeos ensinando como customizar a capa do caderno, vou postar um que gostei, mas fiquem a vontade para procurar outras ideias.

Como customizar a capa do caderno

Para aqueles que gostam de ler, ao invés de assistir o vídeo, gostei do passo a passo publicado no blog Melhor Ângulo:

DIY: Capa de caderno personalizada

Após customizarem a capa, comecem com a apresentação: Quem Sou eu? Falando um pouquinho de você, comentando o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer, idade, suas expectativas em relação as leituras de 2016, etc.

Depois faça uma pequena ficha com as informações do livro:

Nome da obra:

Autor:

Nº de páginas:

Editora: 

Edição:

Local e data de publicação:

Essas informações são importantes para aprender fazer referência bibliográfica que é solicitada em qualquer trabalho acadêmico.

Conforme for lendo, comece a escrever suas impressões, pode copiar trechos que mais gostou ou trechos que dificultou a leitura, fique livre para escrever o que for do seu agrado.

Finalize com sua avaliação/classificação da obra.

Bom trabalho!

Fonte: Charles Schulz
Fonte: Charles Schulz

 

2 comentários em “Diário de leitura

Deixe um comentário