2º E.M. · Livros

4 leituras para o ano de 2016

No planejamento anual dos professores, decidimos que este ano os alunos do 2º do Ensino Médio lerão 4 livros: Iracema (José de Alencar), Noite na Taberna (Álvares de Azevedo), O navio negreiro (Castro Alves) e O cortiço (Aluísio Azevedo)

Quando mencionei aos alunos que teriam a “leitura obrigatória” a maioria “torceu o nariz” e comentaram: Professora, eu não gosto de ler; Ah não! Eu não vou ler!; O livro tem imagens? 

A maioria dos alunos tem uma visão negativa sobre a leitura e isso não acontece somente com os alunos da rede pública. A população brasileira não tem o hábito de ler e apesar de o aumento de leitores ter aumentado em nosso país, ainda são poucas as pessoas que leem por prazer. Aliás, um tempo atrás escrevi um artigo para o portal Educadores Online sobre este tema, quem tiver interesse, acesse o link para ler o arquivo na íntegra. 

Por que ler os livros que são obrigatórios na escola? Além de aumentar seu repertório cultural e linguístico, a leitura abre asas para imaginação e ajuda na escrita. Quantos de vocês tem dificuldade para escrever uma redação? Será que está dificuldade não está atrelada a falta de leitura? Quando eu falo para ler, não significa ler somente os livros clássicos, mas podemos começar pelo o que gostamos. Que tal começar por um gibi? Ou lendo artigos sobre assuntos que gostamos, como jogos, séries, música… Tudo isso é leitura e quanto mais você ler, melhor, assim irá desenvolver o senso critico, a comunicação, a ortografia, a criatividade, o vocabulário, o repertório em geral e principalmente a familiaridade com o mundo da escrita e melhora nas redações. Sem contar que com o seu enriquecimento cultural você terá assunto para conversar com qualquer pessoa, sobre diversos assuntos.

Muitas vezes achamos que os livros são antigos e que não irá nos acrescentar nada, mas os escritores são tão geniais que escreveram sobre assuntos que atemporais, que permanecem na nossa sociedade. Para quem leu O auto da barca do inferno no 1º ano do Ensino Médio, conseguiu perceber que a corrupção, o pecado, entre outros temas, já estavam presentes na sociedade desde muito tempo atrás.

Que tal deixarmos o preconceito contra a leitura de lado e darmos uma chance para essas histórias fazerem parte de nossas vidas?

Abaixo o link para acessar as obras que são de Domínio Público.

No decorrer do bimestre, irei postando informações para auxiliar a leitura de vocês.

Boa leitura!

Iracema

NoiteNaTaberna

ONavioNegreiro

OCortico

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s